No intuito de mergulhar nas obras literárias de forma inovadora, o projeto “Se as Escolas Literárias Fossem Comidas?” surgiu com a proposta de traduzir os sentimentos e ideias contidos nas obras da Literatura em pratos e iguarias saborosas. Coordenado pela professora Elba Lorena da Silva Mesquita, responsável pela disciplina de literatura, o projeto busca analisar os diversos comportamentos da mente humana e compreender as características únicas de muitos escritores. Participaram dessa atividade alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo (CCMBR-THE).
“A ideia é estabelecer relações e comparações, descobrindo sabores que representem cada período da nossa literatura. Com certeza, essa experiência despertará uma fome insaciável pela literatura!”, explicou a professora Elba Mesquita.
O projeto teve como objetivo principal explorar as conexões entre a literatura e a gastronomia, evidenciando como os elementos presentes nas obras podem ser transpostos para o paladar. Cada escola literária foi interpretada e materializada em pratos especiais, que trazem à tona a essência de cada período histórico e seus escritores renomados.
Os estudantes envolvidos no projeto participaram ativamente, pesquisando e debatendo sobre as obras literárias e seus respectivos movimentos. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de colaborar na criação e execução dos pratos, desenvolvendo suas habilidades culinárias e artísticas.
Cada prato foi cuidadosamente elaborado para transmitir os aspectos emocionais, estéticos e filosóficos presentes nas obras estudadas.
O projeto “Se as Escolas Literárias Fossem Comidas?” também proporcionou reflexões sobre a importância da literatura como forma de expressão artística e como meio de compreender a complexidade da mente humana ao longo dos séculos.
“Essa iniciativa inovadora demonstra como é possível unir diferentes áreas do conhecimento, despertando o interesse pela literatura de forma lúdica e saborosa”, disse o professor Aucionio Miranda, coordenador pedagógico da escola.

































